
A importância da Podologia Desportiva no futebol profissional
A podologia desportiva é especializada no estudo, prevenção e tratamento das principais doenças que acometem os pés dos desportistas, sejam eles corredores, jogadores de futebol, basquetebol, andebol, ciclistas, bailarinas, ou seja, engloba todos os desportos.
O gesto desportivo no futebol apresenta uma diversidade de movimentos, dependendo da posição em campo do jogador.
Grandes distâncias, momentos de rápida aceleração, mudanças repentinas de direção, salto e chute de alta intensidade caracterizam os movimentos mais singulares.
Entorses do joelho, entorses do tornozelo, ruturas ligamentares, contracturas, tendinites, fraturas por stress, hematomas subungueais, flictenas de fricção e hiperqueratoses dorsais dos dedos e laterais dos pés constituem as lesões / alterações sofridas mais comuns.
Infeções “secundárias”, como as fúngicas e bacterianas, através de traumatismos repetitivos e microclima do calçado constituem igual motivo de consulta em Podologia Desportiva.
As chuteiras de futebol são dos calçados de performance os que menos sofreram alterações evolutivas face aos de corrida em estrada, por exemplo.
O seu princípio permanece o mesmo: baixa espessura (aproximadamente 8mm), pitons colocados em regiões plantares de grande tração e rotação e baixo peso do conjunto.
Sabemos que a perceção de conforto e ajuste é muito importante para o futebolista, mas a elevada tração, controlo de rotação e posição anatómica dos pés em contacto com os pitons são responsáveis pelo elevado risco de lesões.
A altura do contraforte (parte de trás) é responsável pela ocorrência de lesões, como a síndrome de Haglund (“irritação” da região posterior do calcanhar pelo contacto da proeminência óssea), a largura minimalista do médiopé favorece a ocorrência de fraturas de stress e entorses do tornozelo, assim como, as inflamações sobre as cabeças dos metatarsos, as calosidades e as flictenas (bolhas) são provocadas pelo tamanho não adequado da chuteira e à solicitação aos gestos desportivos da modalidade.
A importância de uma análise de um especialista em Podologia Desportiva auxilia nas avaliações da pisada, realizando testes específicos de Podologia, como a baropodometria, avaliação da distribuição das pressões plantares, detectando patologias mecânicas e doenças que afetam os pés e suas repercussões com todos os sistemas corpóreos. Estas podem ser corrigidas com o uso de palmilhas / órteses personalizadas adequadas e de acorodo com as necessidades específicas de cada caso.
Lx Foot Sports Clinic – 2º semestre 2019